O consumidor mudou e você já deve saber disso, né? Poucos são os que escolhem uma marca por preço, por exemplo. Os atributos mais importantes agora são outros, como a experiência multicanais e os valores alinhados ao dele.
Para se destacar agora, é preciso ir além. Muito mais do que preço, qualidade e prazo de entrega, os consumidores buscam marcas verdadeiras que se comuniquem com os seus ideais e que tenham um posicionamento claro; e é nesse contexto que entender o que é branding e como realizar uma gestão de marca única tornou-se extremamente relevante.
O que é branding?
O branding ou brand management é um conjunto de ações que permitem gerar as estratégias de uma empresa. Quando você cria uma estratégia de branding, a ideia é fazer com que os consumidores lembrem da sua marca de forma positiva, desejada e quase que instintivamente.
Como as ações são relacionadas diretamente à empresa, as estratégias de branding também alinham os seus propósitos, valores, posicionamento e identidade, de forma que essas características se mostrem naturalmente, conquistando o coração do público de forma genuína.
Quando falamos de marcas com propósito e posicionamento, você lembra de alguma?
E se você ver um conteúdo roxo em seu feed, associa rapidamente ao Nubank? Ou a frase Amo Muito Tudo Isso? Esses são alguns exemplos de estratégias de branding extremamente bem feitas, você lembra da marca só pelo seu slogan, identidade ou posicionamento.
Quando você lê: refrigerante de cola, “Just do it”, com certeza associa os exemplos ao nome de algumas marcas, certo? E isso só comprova como a estratégia de branding é fundamental e funciona.
Por que fazer branding?
Porque as chances de conquistar os consumidores aumentam, consequentemente a sua relevância também cresce. Como dissemos no início, o consumidor moderno busca marcas de verdade, que mostrem os seus propósitos, que defendam causas e que sejam coerentes com os seus valores.
Marcas de verdade vão além de vender, elas conquistam corações, criam um público fiel, aumentam a sua credibilidade e visibilidade, tornam-se referências e, consequentemente, geram um ticket médio recorrente!
Segundo uma pesquisa realizada pela IBM e divulgada no início de 2020, os consumidores que buscam marcas que estejam de acordo com o propósito da sustentabilidade, por exemplo, estão realmente engajados em encontrar essas empresas, mesmo que seja mais difícil:
70% dos compradores que valorizam o propósito pagam um valor adicional de 35% do custo inicial para compras sustentáveis, como, por exemplo, produtos reciclados ou ecológicos;
57% estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para minimizar o impacto ambiental;
79% afirmam ser importante que as marcas forneçam autenticidade garantida, através de certificações, por exemplo;
71% estão dispostos a pagar um valor adicional de 37% a mais em média, para empresas que ofereçam total transparência ao produto.
Marcas que assumem o propósito da sustentabilidade, por exemplo, ganham consumidores engajados com essa luta, que querem mudar os seus hábitos, que buscam empresas que contribuam com esse propósito e que não veem problema em pagar mais por isso.
E não para por aí! Esse é só um exemplo da relevância de ser uma marca de verdade.
Outro estudo da Accenture, mostra que:
79% dos consumidores brasileiros querem que as empresas se posicionem em relação a assuntos importantes, como: sociedade, cultura, meio ambiente e política;
77% afirmam que suas decisões de compra são impulsionadas por valores éticos e autenticidade das empresas;
34% dos entrevistados já se decepcionaram com a forma de agir de uma empresa e sentiram que a empresa traiu suas crenças.
As pesquisas são diversas e os dados infinitos, mas todos comprovam um fato: o consumidor quer empresas reais, com características, personalidade, propósitos e valores – muito além de apenas um texto em uma área esquecida do site.
Como fazer um trabalho de branding?
Não tem como negar a importância de uma estratégia de branding para uma empresa, né?
Se você se interessou pelos números que comprovam esse fato, confira agora como estruturar uma estratégia de branding campeã:
Identidade visual
Um dos pontos que são mais facilmente lembrados pelos consumidores quando uma marca é relevante é a sua identidade visual. Alguns elementos que compõe a identidade visual:
1. Cor: muitas marcas são lembradas apenas pela cor, como: Coca-Cola, Nubank, Itaú e muitas outras, então saber definir as cores que representarão o seu negócio é extremamente importante. Uma boa estratégia é estudar a psicologia das cores para entender qual a cor que reflete os valores da sua marca. Cada tom representa um sentimento, uma ação e desperta uma sensação no público, por isso, a importância de entender profundamente qual a cor que mais representa a sua marca;
2. Tipografia: A fonte será cursiva, reta, caixa alta ou baixa? Com ou sem serifa? Esse é outro fator fundamental que ajuda a criar uma identidade visual coerente. Quem não lembra automaticamente da Coca-Cola quando vê a sua fonte? Todos esses pequenos atributos ajudam a construir uma identidade forte e memorável;
3. Slogan: Essa é uma das características da identidade visual mais marcante. Um bom slogan é fundamental, é através dele que as pessoas vão reconhecer a sua marca mundo afora. Em qualquer lugar que você ouvir “Just do It” saberá de qual marca estamos falando. O slogan é uma forma de comunicar a marca além do nome, ou você não sabe de quem estamos falando: “Todo mundo usa”?
Não deixe de lado a estratégia
Uma estratégia de branding vai além da identidade visual, é preciso saber quem é a marca em seus mínimos detalhes. Siga os passos a seguir e responda às perguntas para entender se você já sabe quem é a sua empresa ou se ainda precisa estruturar melhor a sua personalidade.
1. Personalidade: se a sua marca fosse uma pessoa, quem ela seria? Quais as suas características e atributos? Quais são os valores inegociáveis que ela segue em toda a sua vida? Essas perguntas precisam ser respondidas. Só com todas essas respostas você conseguirá entender quem é a sua marca e qual o propósito dela;
2. Tom de voz: Como ela se comunica com os clientes, fornecedores, funcionários? É formal, objetiva, didática, autêntica? Esse tom de voz é o que vai guiar toda a comunicação da empresa com os diferentes públicos;
3. Canais: Por onde ela se comunica? Esse pilar está alinhado ao anterior: ela é mais didática e se comunica através de e-mail marketing ou é super autêntica, então prefere as redes sociais. Os canais por onde a marca se comunica precisam estar alinhados à sua personalidade e, principalmente, aos canais em que o seu público está;
4. Conteúdo: Agora que você já respondeu às perguntas anteriores, chegamos ao ponto chave da sua estratégia: o que a sua marca vai comunicar? Qual o assunto relevante para o seu negócio e que solucione as dores da sua audiência? Esse, talvez, seja um dos pontos mais fundamentais de toda a estratégia: saber o que falar para atrair e agradar o seu público.
Respondendo essas perguntas você começará a desenhar a persona da sua marca, essa personalidade é quem vai guiar toda a sua estratégia de comunicação, linguagem e identidade.
Sempre faça a gestão da marca!
Agora que você já desenhou a personalidade da sua marca, é preciso entender como colocá-la em prática de forma natural e que atenda todos os seus stakeholders.
Primeiramente, você precisa entender quem são eles: quem é o seu público? Eles são diferentes nas redes sociais e no e-mail marketing? E os seus funcionários, por onde te acompanham? Você tem um canal de contato destinado aos fornecedores?
Todos esses públicos precisam estar representados em sua estratégia, é importante fazer conteúdo que atenda cada um deles para não se prejudicar em nenhuma frente, por exemplo: os seus clientes gostam da sua marca, mas os processos internos da empresas não são tão bons e já existem processos trabalhistas acontecendo, logo, os seus funcionários estão com uma péssima imagem da empresa – o que prejudicará a gestão da sua marca como um todo.
Gerir uma marca envolve credibilidade, reputação, saúde financeira e a percepção de todos os envolvidos!
Um trabalho de branding só é bem executado quando considera todos esses fatores. Não adianta ter uma identidade visual linda e uma página no Facebook cheia de reclamações ou ainda, um atendimento impecável e diversos processos trabalhistas.
O branding é um conjunto de ações que tornam a sua marca incrível, memorável e desejada, não só pelo público final, mas para todos os stakeholders que a acompanham.
Por que as pessoas assinam Netflix? Por que as pessoas querem trabalhar lá ? Por que as pessoas querem comprar espaço nela? Porque a estratégia de branding é bem feita, coesa e pensada para atender todos os envolvidos, consegue entender como essa gestão de marca é fundamental para a saúde de uma empresa?
Compartilhe suas percepções com a gente: o que você achou sobre as dicas de branding?
Até o próximo post.
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