top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlencar Oliveira

O Profissional Exponencial


O termo exponencial na era digital significa escala de resultado com o uso do mesmo ou de menos recurso que o habitual. Com base na Lei de Moore, que descobriu que um mesmo recurso é capaz de produzir o dobro do resultado em um período determinado, tecnologias e empresas exponenciais são as que produzem mais com menos recurso.


Mas o que é a Era exponencial?


A era exponencial, anunciada na Quarta Revolução Industrial, propõe como fase inicial a digitalização do mundo, e tem como principal característica a ruptura dos modelos que conhecemos no mundo tradicional, e dá espaço para que possamos conhecer disciplinas como Futurismo, globalmente conhecido como Foresight, que estuda de maneira pragmática os sinais dos futuros e as Mega Tendências de transformação da sociedade e dos negócios.


Um novo modelo de sociedade está em processo de formação. O ambiente que se delineia terá características determinantes, como: diversidade, intergeração, multiculturalidade e extremamente virtual. Se por um lado as profissões serão transformadas dentro de alguns anos, de outro também mudarão as habilidades profissionais exigidas pelo mercado.


Pode parecer algo assustador, mas basta olhar para as mudanças rápidas e significativas vividas em todo o mundo que já se percebe que essa realidade não está distante, como por exemplo:


  • a) A formação de novos ecossistemas sociais afetará a forma como as pessoas se relacionam, principalmente no que diz respeito ao trabalho.

  • b) Profissionais necessitarão desenvolver diferentes habilidades para ter espaço em um mercado digitalizado.

  • c) O pleno entendimento do perfil profissional que necessitaremos está entre os grandes desafios de gestores, especialistas e pesquisadores.


Pois bem amigos, vivemos mudanças exponenciais, um mundo sem fronteiras, em que a velocidade da tecnologia é muito rápida. Tudo isso demanda de nós a capacidade de se adaptar constantemente e, nessa era pós-digital, as competências cada vez mais claras são as socioemocionais.


Uma coisa é certa, o profissional do futuro ou exponencial deve se preparar para os desafios das próximas décadas, interiorizando em seu dna a inteligência emocional e as habilidades sociemocionais que contribuirão para atingir resultados extraordinários.


O que fazer?


Para se destacar nesse novo cenário, os profissionais precisam criar e modificar comportamentos, revolucionando o ambiente de trabalho, posicionando-se como protagonistas para aprender e propor novas soluções, ser corajosos, curiosos, inovadores, questionadores, ter pensamento crítico, ser ainda mais criativos, disruptivos, desenvolver cada vez mais uma mentalidade digital, ter flexibilidade, senso de colaboração e o mais importante, ser especialista em uma área, mas ter conhecimentos em diversas outras, além de continuar se capacitando cada vez mais.


E aí, você se considera um profissional exponencial? Seja qual forem à resposta amigos, procure desde já adaptar-se para atender às novas exigências do mercado de trabalho.


Bem vindo a Era do Conhecimento Exponencial.

103 visualizações0 comentário
bottom of page