Buscar
  • Alencar Oliveira

Cultura organizacional




A importância da cultura organizacional e sua relação com os impactos das mudanças que ocorrem no ambiente de trabalho.


Administrar empresas não é uma atividade para qualquer um, pois essa função exige tais predicados para conseguir lidar com as funcionalidades no processo de gestão da empresa, tais como alcançar objetivos, crescer e se consolidar. Por isso, pode-se dizer que as competências e habilidades de um gestor, um ambiente de qualidade, pessoas com valores éticos e morais assim como uma cultura organizacional fundamentada no DNA de uma empresa é algo que baliza as ações dos processos organizacionais na busca do sucesso empresarial.


Hoje em dia, para ter destaque empresarial - para quaisquer desafios que possam surgir - as empresas precisam se reinventar, resinificar e apostar mais nas pessoas, nas suas equipes, e, principalmente, preocupar-se em criar um ambiente organizacional, de forma a motivá-los para que possam alcançar tanto os objetivos da organização quanto os objetivos pessoais. Aqueles que pensam somente em obter lucro e produtividade, sem políticas e práticas que privilegiem os recursos humanos, certamente não terão bons resultados.


Sem dúvida, o maior ativo de uma organização são as pessoas. Por essa importância no processo empresarial é necessário que os colaboradores estejam alinhados com a missão, visão e, principalmente, com os valores de uma organização, para que desta forma sejam alcançados bons resultados para ambas as partes. Funcionários engajados trazem entusiasmo, paixão e energia para o trabalho que desenvolvem.


“A Cultura Organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa. Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho”. (SEBRAE, 2019, on-line).

É de suma importância que os valores organizacionais tais como missão, visão e, principalmente, objetivos sejam bem posicionados. O maior ativo de uma empresa é o capital humano, por isso, se os funcionários não estiverem alinhados com a cultura organizacional, com certeza, acabam tendo comportamentos incompatíveis com o que a empresa deseja transmitir, ou seja, significa entender a forma com que uma empresa atua e posiciona sua identidade corporativa no dia a dia.


Em suma, é a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele. Muitas vezes, a chave para este sucesso está na cultura desenvolvida pela organização, pois é justamente a partir da Cultura Organizacional que a empresa pode traçar planos para atingir suas metas. Quem investe em cultura organizacional corporativa de qualidade acaba gerando maior satisfação entre os clientes e obtendo maior lucro em suas atividades.


É visível que o foco nos valores das pessoas vem se tornando a cada dia imprescindível para as empresas, se tornando o eixo estratégico para se posicionarem diante de um mercado extremamente competitivo e de grande concorrência. Saber contratar é saber selecionar não os melhores profissionais, mas sim as melhores pessoas.


19 visualizações0 comentário